Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Salvador possui 2.568.928 de habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa do país. Os sete candidatos à prefeitura da capital baiana nas eleições de outubro apresentaram propostas relacionadas a uma das áreas de maior preocupação da população: a mobilidade urbana. Confira o levantamento, com base no que está em cada plano de governo registrado na Justiça Eleitoral.
Bruno Reis (União Brasil)
Candidato à reeleição, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), da coligação ‘Pra Salvador Seguir em Frente’, trata a mobilidade urbana como “um desafio contínuo das metrópoles”, citando pontos que devem ser levados em consideração ao discutir o assunto, como o aquecimento global e a mudança dos hábitos de deslocamento pós-pandemia da Covid-19.
Como metas, Bruno aponta a necessidade de transformar esse deslocamento nas regiões comerciais e residenciais, oferecendo um tráfego mais fluido; segurança viária; priorização do espaço público e impulsionamento de políticas de mobilidade.
Para atingir as metas citadas, o plano de governo propõe reduzir o tempo de deslocamento da população. O documento também se compromete a entregar 100% dos ônibus do transporte público com ar-condicionado, além de ampliar para mais de 50% a frota dos ônibus elétricos que fazem parte do BRT. Ainda sobre os ônibus do BRT, a Prefeitura se compromete a implantar um eletroterminal de recarga nos Barris.
O plano de governo também prevê a implantação de faixas exclusivas para ônibus em diversos pontos da cidade, além de um corredor ligando a Orla à Cidade Baixa, via San Martin, e a continuidade da obra do BRS Pituba-Aeroporto. Para cobrir a região do Centro de Salvador, o documento propõe a criação de novo sistema de transporte, com micro-ônibus elétricos, que circulariam no Campo Grande, Avenida Sete, Pelourinho e Comércio. O Farol da Barra e o Santo Antônio Além do Carmo também contariam com micro, com cerca de dez carros.
A regularização do Subsistema de Transporte Complementar (STEC), o famoso ‘Amarelinho’, também está prevista na plataforma de governo, assim como o trabalho de aperfeiçoamento de informação ao passageiro, com a disponibilização de painéis nos principais pontos de Salvador. Para melhorar o acesso ao BRT e ao Metrô, o plano de governo de Bruno Reis prevê a instalação de escadas rolantes ligando regiões estratégicas, como o Vale das Pedrinhas à avenida Antônio Carlos Magalhães; melhorias na iluminação e sinalização às estações dos modais, e estímulo na implantação de estacionamentos seguros nas redondezas dos transportes. Para melhorar os acessos viários, o documento assegura a construção de um mergulho na avenida Mário Leal Ferreira; requalificação da avenida Ogunjá (duplicação do viaduto Vasco da Gama-Ogunjá); implantação da via que liga a avenida Paralela à Aliomar Baleeiro; via de acesso a avenida 29 de Março e a Estrada Cia/Aeroporto; elaboração de estudos da nova via Bom Juá-Miolo, com um corredor exclusivo para ônibus e ciclovias.