O governo da Bahia segue avançando nos estudos de viabilidade para implantar uma nova ligação viária em Salvador. A ideia é construir uma via entre a Avenida 29 de Março e a BA-526, popularmente conhecida como estrada “CIA-Aeroporto”, e atualmente o projeto está na fase de processo licitatório.
Chamado pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de “Contorno de São Cristóvão”, a empreitada está sob a batuta da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). E, nesta quinta-feira (8), o órgão publicou o resultado do julgamento das propostas da licitação. O custo previsto para a contratação é de R$ 4,8 milhões.
Ainda conforme o governo, a licitação tem o objetivo de contratar uma empresa especializada para elaboração de estudos de engenharia e socioambientais, além de projeto básico de desapropriação e de engenharia. Também faz parte do escopo do processo licitatório a assessoria técnica na obtenção de licença ambiental para implantação da nova via.
O Bahia Notícias teve acesso ao termo de referência do contrato. Como justificativa, o governo da Bahia aponta que a demanda dos projetos e estudos a ser contratada “decorre da necessidade de uma ligação viária com melhor condição de trafegabilidade entre o município de Salvador e o litoral norte do Estado da Bahia, através da Via Metropolitana”. “Atualmente o acesso principal para esta via atravessa a Avenida São Cristóvão, cuja via não comporta o tráfego existente e nem uma possível ampliação”.
O documento também detalha como as intervenções serão feitas. O traçado da rodovia fará ligação entre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela), Avenida 29 de Março e Avenida Orlando Gomes com a BA-526 (CIA-Aeroporto) e a Via Metropolitana (BA-535), permitindo um acesso direto da Paralela ou orla da capital baiana à Metropolitana, facilitando o acesso ao litoral norte ou o próprio CIA-Aeroporto.