Pelo menos dois dos três consórcios vencedores da licitação para realizar a implantação do VLT de Salvador já estão instalados em seus galpões na região da Calçada, nas proximidades da antiga estação ferroviária. As empresas levaram seus equipamentos para o local e estão em processo de mobilização, instalação do canteiro de obras e finalização do projeto executivo para a implantação do modal.
De acordo com apuração, os consórcios Expresso Mobilidade Salvador — responsável pela construção do trecho entre a Calçada e a Ilha de São João — e Cetenco/Agis/Consbem — que construirá o traçado entre Paripe e Águas Claras — já estão totalmente instalados em seus galpões.
O consórcio Mota-Engil/OHLA/Meir, que venceu o lote da licitação referente ao trecho entre Águas Claras e Piatã, ainda não havia concluído sua instalação no galpão reservado para ele na Calçada. Isso, porém, não descumpre o cronograma planejado para as obras, já que sempre esteve estabelecida a prioridade para a região do Subúrbio Ferroviário.
Apesar do governo do estado já ter concluído estudos de topografia e de sondagem nas regiões por onde passará o VLT de Salvador, as empresas que chegaram devem realizar novas análises, especialmente para verificar possíveis imóveis impactados, não apenas para fins de desapropriação.
A tendência é que, nos próximos meses, residências e comércios próximos ao trajeto dos trens do VLT passem por vistorias, para prevenção de possíveis danos realizados durante as obras.