A Apple lançou um recurso para iPhones visando dificultar o acesso de ladrões mesmo com o código de desbloqueio.
Chamada de “Proteção de dispositivo roubado”, essa ferramenta, disponível nos ajustes do aparelho, adiciona camadas de autenticação quando o iPhone está longe de locais conhecidos. Atualizando para o iOS 17.3, disponível para iPhone XR e modelos posteriores, o dispositivo requer reconhecimento facial (Face ID) ou digital (Touch ID) para acessar senhas e cartões de crédito armazenados.
A alteração da senha no sistema Apple ID fica bloqueada por uma hora, aumentando as chances do usuário marcar o aparelho como perdido para proteger seus dados. Essas medidas têm o objetivo de dificultar a revenda do dispositivo, semelhante à funcionalidade do aplicativo Celular Seguro lançado pelo governo, funcionando automaticamente com base na geolocalização.
Como ativar a proteção de dispositivo roubado
- Acesse Ajustes e toque em “Face ID e Código”
- Insira o código de acesso do dispositivo
- Toque para ativar ou desativar a Proteção de Dispositivo Roubado
Veja ações consideradas como críticas pela Apple
- Usar as senhas ou chaves-senha salvas no aplicativo Chaves
- Usar os métodos de pagamento salvos no Safari (preenchimento automático)
- Desativar o Modo Perdido
- Apagar conteúdo e ajustes
- Solicitar um novo Apple Card
- Ver o número do cartão virtual do Apple Card
- Realizar algumas ações do Apple Cash e conta Savings no app
- Carteira (por exemplo, transferências da conta Savings ou Apple Cash)
- Usar o iPhone para configurar um novo dispositivo (por exemplo, Início Rápido)
Atraso de segurança funciona para estas ações
- Alterar a senha do ID Apple
- Finalizar sessão do ID Apple
- Atualizar os ajustes de segurança da conta do ID Apple (como adicionar ou remover um dispositivo confiável, Chave Reserva ou Contato de Recuperação)
- Adicionar ou remover o Face ID ou Touch ID
- Alterar a senha do iPhone
- Redefinir todos os ajustes
- Desativar o recurso Buscar
- Desativar a Proteção de Dispositivo Roubado