Governo de SP entrega primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô
Linha liga a região da Brasilândia ao centro da capital.
Crédito: Giovanna Castro/Estadão O primeiro trecho da Linha 6-Laranja deverá ser entregue em outubro com oito estações: Brasilândia, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes.
A segunda fase, com a entrega de mais sete estações, ficará para o final de 2027.
💥 Impacto e Consequências
Uma das preocupações de quem pretende usar o ramal é saber se há risco de a estação Sesc-Pompeia, uma das mais importantes dessa primeira fase, vai alagar.
Afinal, a região onde ela está localizada, no cruzamento da Avenida Pompeia com a Rua Venâncio Aires, sofre com constantes enchentes.
“Não é para isso acontecer”, diz André De Angelo, CEO da Acciona no Brasil.
🌍 Contexto e Relevância
“Nós também sofremos muito durante as obras de construção da estação com os alagamentos ocorridos ali.
Soube que a Prefeitura de São Paulo está retomando o projeto de drenagem para acabar com as enchentes na região.
De qualquer forma, para evitar que ocorra qualquer interrupção na operação da Linha 6-Laranja fizemos a estação Sesc-Pompeia numa cota 2,49 cm acima do nível da calçada.” O que diz a prefeitura Sobre a questão das enchentes no entorno da futura estação Sesc-Pompeia, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Paulo respondeu por meio de nota que: “A SPObras informa que está em fase de elaboração o material licitatório para a contratação das obras de drenagem complementares das bacias dos córregos Água Preta e Sumaré, no âmbito da Operação Urbana Água Branca”.
🧠 Análise da Situação
Segundo a nota enviada pela Prefeitura, “o projeto prevê a implantação de novas galerias de águas pluviais, além da ampliação da seção da galeria existente, com o objetivo de aumentar a capacidade de escoamento e mitigar pontos de alagamento na região”.
Ainda segundo a nota, a Prefeitura está em tratativas com o Governo do Estado para compatibilização dos projetos de drenagem para a região.
A publicação do edital de licitação está prevista para o primeiro semestre deste ano.
Após o término da licitação, as obras poderão ser contratadas e iniciadas.
Fonte: estadao
20/02/2026 11:36











