Caso Master: Mendonça, novo relator, manda PF trocar nomes de peritos definidos por Toffoli Ministro tinha escolhido nomes específicos para fazer relatório do material apreendido na operação Compliance Zero LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça autorizou que a Polícia Federal defina quem vai periciar os celulares e documentos apreendidos na segunda fase da operação Compliance Zero, realizada em 14 de janeiro.
Uma reunião realizada na semana passada entre delegados à frente da investigação e o novo ministro relator do inquérito sobre o banco Master foi decisiva para devolver à PF atribuições naturais da investigação policial, como a definição de quem vai atuar internamente, em um inquérito que não é originário do judiciário.
O ministro Dias Toffoli deixou a condução do inquérito após a Polícia Federal entregar um relatório ao presidente do STF, Edson Fachin, mencionando pagamentos ao ministro Toffoli no celular de Daniel Vorcaro, principal investigado do caso.
🌍 Contexto e Relevância
Esse celular foi apreendido na primeira fase da operação, ainda em 2025, quando o inquérito era conduzido pela primeira instância.
Para fontes com conhecimento sobre as investigações, “se tivesse sido analisado pelo perito definido pelo ministro, não teríamos chegado onde chegamos”.
A análise leva em conta a capacitação de ao menos um dos indicados, que, segundo investigadores, “é ótimo engenheiro, mas não tinha qualificação para atuar em um caso de análise finaceira”.
🔍 Detalhes Importantes
Toffoli tinha tomado inúmeras decisões polêmicas à frente da relatoria que agora caem por terra, como a definição de que as provas colhidas na segunda fase ficassem sob custódia da PGR (Procuradoria geral da República).
Com a definição de novos nomes para periciar o material, a PF agora começa a extrair e avaliar o conteúdo de ao menos quatro celulares de Daniel Vorcaro, apreendidos nessa segunda fase da operação, além de muitos documentos e computadores.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
Fonte: r7
19/02/2026 14:03











