Pré-carnaval no centro de SP tem empurra-empurra e foliões pulando grades
Rua da Consolação, onde passaram dois megablocos nesse domingo, 8, teve superlotação.
Crédito: Reprodução das redes sociais A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 9, medidas de segurança para o carnaval de rua após superlotação em blocos no último fim de semana na capital paulista.
No sábado, 7, o megabloco com Ivete Sangalo na região do Parque do Ibirapuera chegou a ser interrompido por 50 minutos.
🔍 Detalhes Importantes
No dia seguinte, 8, houve caos na Rua da Consolação devido à concentração simultânea de dois megablocos, com congestionamento, confusão, tumultos e atrasos nas apresentações musicais.
O que a Prefeitura de SP vai mudar (e o que fica igual) após tumulto no Pré-Carnaval Agentes ‘infiltrados’ Agentes da gestão municipal ficarão dentro dos trios dos megablocos na tentativa de evitar novos transtornos.
“Em todos os megablocos teremos um representante da Prefeitura no trio elétrico para conseguir coordenar que esses blocos não parem”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na noite desta segunda.
📊 Fatos e Dados
“Tivemos problema porque, na parada do trio, as pessoas querem ficar em volta.
Tinha espaço para as pessoas em toda a extensão, mas, quando o trio fica muito tempo parado, as pessoas querem estar ali do lado e isso acaba gerando problema.” Megablocos no Ibirapuera A Prefeitura mudou o esquema para os megablocos no Ibirapuera: o trajeto na Avenida Pedro Álvares Cabral terá mais duas rotas de saída, uma pelo estacionamento do prédio da Assembleia Legislativa e outra pela Rua Abílio Soares.
Foi justamente próximo à Alesp onde houve mais empurra-empurra no show da Ivete Sangalo.
🔄 Atualizações Recentes
Consolação
Por ora, não haverá ajustes no percurso em si de megablocos na Rua da Consolação.
“Essa semana não terá evento lá, então focamos no Ibirapuera”, afirmou o prefeito, defendendo que a presença de um representante da gestão nos trios já será suficiente para garantir a segurança.
Apesar disso, haverá um ajuste na rota de ambulâncias na Consolação.
“Vamos fazer algumas adequações.
Faremos uma conexão na parte onde tem o cemitério até a rua de trás [Mato Grosso] que vai ser usada como uma passagem para ambulâncias”, disse Nunes.
No próximo dia 22, domingo de Pós-Carnaval, está previsto o megabloco Pipoca da Rainha, com a cantora Daniela Mercury.
Diferentemente do caso do último domingo, não há previsão de um segundo desfile no mesmo dia na Consolação.
Até o momento, a Prefeitura também descarta retirar os tapumes na Praça Roosevelt, que impedem a dispersão dos foliões por meio da praça em caso de superlotação, como houve no domingo.
Leia também
Postos de saúde nos megablocos
A gestão também determinou que postos de saúde fiquem dentro do próprio circuito de todos os megaeventos pela cidade.
Gradis de metal Coordenador operacional da Polícia Militar e responsável pela organização do efetivo no carnaval, o coronel Carlos Henrique Lucena defendeu a utilização de gradis de metal nos blocos, medida exigida pela Prefeitura.
“
Os gradis são móveis justamente para isso, para ter a possibilidade de abertura, ter a possibilidade de alargamento, de aumentar o fluxo.
Por isso, eles precisam ser móveis, para ter a possibilidade de realizar as técnicas de descompressão”, disse ao Estadão.
“Ficamos felizes por não ter pessoas feridas gravemente nesse evento (nos megablocos da Consolação).”
Fonte: estadao
10/02/2026 13:10











