Quanto os clubes gastaram na janela de transferências de janeiro Foram quase 10 bilhões de reais, gastos no futebol masculino, segundo a Fifa A janela de transferências de janeiro fechou com mais de 5.900 transações e mais de 1,9 bilhão de dólares (aproximadamente 10 bilhões de reais na cotação atual) gastos pelos clubes no futebol masculino, segundo relatório da Fifa.
“No futebol profissional feminino, foram desembolsados mais de 10 milhões de dólares [52,3 milhões de reais] em transferências, o que representa um aumento superior a 85% e marca um novo recorde”, acrescentou a Fifa.
Segundo o relatório, os clubes ingleses voltaram a liderar tanto no futebol masculino quanto no feminino.
💥 Como veja Afeta o Cotidiano
O número de contratações internacionais no futebol masculino atingiu “um recorde de transferências”, com um aumento de 3% em relação ao ano anterior, mas o gasto total foi “inferior ao de janeiro de 2025”.
“Os clubes gataram mais de 1,9 bilhão de dólares em transferências internacionais, o que representa uma queda de aproximadamente 18% em relação a janeiro de 2025”, ressalta a Fifa.
A situação é oposta no feminino, que teve um “recorde de gastos, mas a quantidade de transferências foi ligeiramente inferior à do ano passado”.
💥 Impacto e Consequências
“No futebol profissional feminino, pela primeira vez, os clubes gastaram mais de 10 milhões de dólares, um aumento de mais de 85% em comparação com o recorde anterior, estabelecido em janeiro de 2025”, explica a Fifa.
No feminino, os clubes ingleses dominaram gastando mais de 5 milhões de dólares (26 milhões de reais), enquanto no masculino o número chegou a 360 milhões de dólares (1,8 bilhão de reais).”Na categoria masculina, os clubes de Itália, Brasil, Alemanha e França completaram os cinco primeiros lugares desta lista”, acrescenta a Fifa.
“Por sua vez, os clubes franceses foram os que arrecadaram mais dinheiro com transferências (mais de 215 milhões de dólares, ou 1,1 bilhão de reais), seguido pelos clubes de Itália, Brasil, Inglaterra e Espanha.” No masculino, o Brasil foi o país que registrou mais contratações, seguido por Espanha, Argentina, Inglaterra e Portugal.
Já o país que mais vendeu jogadores foi a Argentina, à frente de Inglaterra, Brasil, Espanha e Estados Unidos.
(Com AFP)
Fonte: veja
05/02/2026 16:42











