"A economia permanece resiliente numa conjuntura mundial difícil.
O baixo desemprego, a solidez dos balanços do setor privado, a execução gradual da despesa pública em defesa e infraestruturas e o apoio proporcionado pelas anteriores reduções das taxas de juro sustentam o crescimento.
Ao mesmo tempo, as perspetivas ainda são incertas, devido, em particular, à atual incerteza em termos de política de comércio mundial e às tensões geopolíticas", pode ler-se no site do BCE.
💥 Como noticiasaominuto Afeta o Cotidiano
Na mesma nota é referido que o "Conselho do BCE está determinado a assegurar que a inflação estabiliza no seu objetivo de 2% a médio prazo".
"Seguirá uma abordagem dependente dos dados e reunião a reunião para decidir a orientação apropriada da política monetária.
Mais especificamente, as decisões do Conselho do BCE sobre as taxas de juro basear‑se‑ão na avaliação das perspetivas de inflação e dos riscos em torno das mesmas – à luz dos dados económicos e financeiros que forem sendo disponibilizados –, bem como da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária.
O Conselho do BCE não se compromete previamente com uma trajetória de taxas específica", pode ler-se.
[Notícia em atualização]
Fonte: noticiasaominuto
05/02/2026 10:23











