Pensa Povo
quarta-feira, janeiro 28, 2026
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

Brasil abaixo de zero: saiba o tamanho da delegação nacional nos Jogos de Inverno

20 de janeiro de 2026
in BAHIA, Brasil, Esportes
Home BAHIA
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Brasil abaixo de zero: saiba o tamanho da delegação nacional nos Jogos de Inverno País terá sua maior participação no torneio de Milão-Cortina 2026, anunciou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Com 14 atletas, o Brasil terá sua maior delegação de todos os tempos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, anunciou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nesta segunda-feira, 19.

O evento será realizado de 6 a 22 de fevereiro.

RELATED POSTS

Lucas Pinheiro: como chega a principal esperança do Brasil na Olimpíada de Inverno

Real Madrid quer reeditar na Luz triunfo que garantiu ‘la décima’ em 2014

O recorde anterior de participação do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno era em Sochi 2014, com 13 atletas.

“Este é um marco importante para os esportes de inverno no Brasil”, disse o chefe da delegação, Emilio Strapasson, em comunicado divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Isso aumenta a visibilidade dos atletas e inspira novas gerações.” Lucas Pinheiro Braathen (esqui alpino), nascido em Oslo, na Noruega, é uma das maiores esperanças do Brasil, que busca se tornar o primeiro país sul-americano a conquistar uma medalha olímpica em esportes de inverno.

Braathen, de 25 anos, já subiu ao pódio nove vezes no circuito do Mundial de Esqui Alpino e lidera a delegação brasileira ao lado de Nicole Silveira e Edson Bindilatti.

Silveira, por sua vez, é tricampeão em etapas do Mundial de Skeleton, enquanto Bindilatti fará sua sexta participação olímpica no bobsled.

🧠 Análise da Situação

Há quatro anos, em Pequim 2022, o Brasil competiu com 10 atletas, o maior número entre as delegações sul-americanas nos Jogos.

Confira abaixo quem são os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.

Nicole Silveira – Skeleton
Gaúcha de Rio Grande, Nicole foi morar no Canadá aos 7 anos de idade.

Passou por diversas modalidades, como ginástica, balé, futebol, vôlei e fisiculturismo, até chegar aos esportes de gelo.

Quando trabalhava em uma loja de suplementos em Calgary, soube por um amigo que a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo estava realizando testes para o bobsled.

Foi selecionada e chegou a tentar a classificação olímpica para PyeongChang 2018, mas logo migrou para o skeleton.

Enfermeira por formação, hoje é uma das principais atletas do circuito, quarta colocada no Mundial de Skeleton, em 2025, e com três medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo.

Edson Bindilatti* – Bobsled
Baiano de Camamu, Edson Bindilatti entrou no esporte através do atletismo, com bons resultados no decatlo.

Foi nove vezes campeão brasileiro, além de ter conquistado o título sul-americano e ibero-americano.

Mas foi no bobsled que ele entrou para a história.

Pioneiro na modalidade, é recordista de participações olímpicas.

Com Milão-Cortina, serão seis no total: Salt Lake City 2002, Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014, PyeongChang 2018 e Pequim 2022.

Além disso, é tricampeão da Copa América.

* O bobsled terá quatro atletas e um reserva, mas por enquanto há apenas a confirmação de Edson Bindilatti como piloto do trenó 4-man.

Lucas Pinheiro Braathen- Esqui Alpino
Filho de mãe brasileira e pai norueguês, o esquiador Lucas Pinheiro nasceu em Oslo (Noruega) e defendeu o país nórdico até a temporada 2022/2023.

Em 2024, ele solicitou a transferência de nacionalidade esportiva para o país materno e desde então acumula recordes para o Brasil: subiu nove vezes ao pódio da Copa do Mundo de Ski Alpino, duas vezes na terceira colocação, cinco na segunda colocação e foi campeão em Levi (Finlândia).

Christian Oliveira – Esqui Alpino
Filho de mãe brasileira, Christian Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para a Noruega, país do pai, antes de completar um ano de idade.

Antes de solicitar a transferência de nacionalidade esportiva para o Brasil, ele iniciou a carreira no Ski Alpino competindo pela equipe norueguesa e integrou o time de Ski Alpino da Universidade de Denver (Estados Unidos).

Christian passou a defender o Brasil na temporada 2025/2026 e desde foi top-10 em seis campeonatos.

Giovanni Ongaro – Esqui Alpino Assim como Lucas Pinheiro, o esquiador Giovanni Ongaro também é filho de mãe brasileira e passou a defender o Brasil na temporada 2024/2025 – antes competia pela Itália, seu país natal.

Giovanni acumula múltiplos top-10 em provas júnior, com pódios e pontuações expressivas nas disciplinas Slalom e Giant Slalom.

No Mundial de Ski Alpino Júnior 2025, em Tarvisio (Itália), ele foi 31º colocado na disputa da disciplina Slalom.

Alice Padilha – Esqui Alpino Principal revelação brasileira no Ski Alpino feminino nos últimos anos, Alice Padilha garantiu no início de 2025 a vaga para o Brasil na disputa da disciplina Slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.

Nascida no Rio de Janeiro, começou a esquiar aos seis anos de idade em uma pequena montanha de ski no estado de Nova Iorque.

Aos 14 anos, mudou-se para Killington, em Vermont, onde estudou em uma academia especializada em ski alpino.

Após se graduar no high school aos 18 anos, ela passou a morar na Áustria, onde atualmente treina para as competições.

Eduarda Ribera – Esqui Cross-Country Com 15 anos, Duda representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 e dois anos depois disputou os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, após Bruna Moura, que estava classificada, sofrer um acidente automobilístico e precisar ser hospitalizada.

Atualmente com 21 anos, Duda é a principal atleta de Ski Cross-Country residente no Brasil, acumulando vitórias nas provas do Circuito Brasileiro de Rollerski, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve, além de representar o Brasil em diversas competições internacionais.

Bruna Moura – Esqui Cross-Country
A brasileira Bruna Moura faz sua estreia em Jogos Olímpicos em Milão-Cortina 2026, após um triste acidente que a tirou da disputa em Pequim 2022.

A trajetória de Bruna no ski cross-country teve início por influência da amiga e referência do esporte, Jaqueline Mourão.

Na época, elas praticavam ciclismo mountain bike, mas Bruna precisou parar de competir devido a problemas de saúde.

Foi então apresentada à modalidade de inverno, que se tornou o seu esporte.

No ciclo olímpico para Milão-Cortina 2026, Bruna teve participação contínua em provas de ski cross-country na Europa, com presença nos Mundiais da modalidade.

Manex Silva – Esqui Cross-Country
Nascido no Acre, Manex se mudou muito jovem com a família para a Europa, onde teve o primeiro contato com os esportes de neve.

Aos 17 anos, Manex representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020, sendo um dos atletas brasileiros mais jovens no evento – na prova de sprint masculino, ele terminou entre os 40 primeiros da competição, em 39º lugar.

Dois anos depois, ele competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022.

Em fevereiro de 2025, Manex estabeleceu o índice olímpico no Mundial de Ski Cross-Country de Trondheim, na Noruega, e garantiu a primeira vaga brasileira para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 no Ski Cross-Country Masculino.

📊 Informação Complementar

Pat Burgener – Snowboard Halfpipe
O snowboarder Pat Burgener nasceu na Suíça e defendeu o país europeu até 2025, quando optou pela transferência de nacionalidade esportiva para defender o Brasil, país onde a mãe libanesa foi refugiada e morou por mais de 10 anos.

Em sua primeira temporada defendendo o Brasil, Pat já conquistou resultados históricos para o país.

Em Secret Garden (China), ele se tornou o primeiro brasileiro a avançar à final de uma etapa de Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe, e em Calgary (Canadá), Pat levou o Brasil pela primeira vez ao pódio da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe.

Defendendo a Suíça, Pat conquistou duas medalhas de bronze em mundiais, em 2017, na Espanha, e em 2019, nos Estados Unidos.

Ele também disputou as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, alcançando a quinta colocação em PyeongChang 2018 e finalizando a disputa no 11º lugar em Pequim 2022.

Augustinho Teixeira – Snowboard Halfpipe
Nascido em Ushuaia (Argentina), Augustinho Teixeira começou a praticar esportes de neve desde muito jovem.

Sua família se mudou para Canadá, onde ele teve acesso a ambientes adequados de treinamento e competições de snowboard halfpipe desde cedo.

No ciclo olímpico para Milão-Cortina 2026, Augustinho alcançou resultados expressivos no cenário internacional.

No início de 2025, foi campeão da European Cup, em Kitzsteinhorn (Áustria) e obteve a 18ª posição no Mundial de Snowboard Halfpipe em Engadin (Suíça).


Fonte: veja

20/01/2026 07:58

ShareTweet

Related Posts

Lucas Pinheiro: como chega a principal esperança do Brasil na Olimpíada de Inverno

by Iago
27 de janeiro de 2026

Lucas Pinheiro: como chega a principal esperança do Brasil na Olimpíada de Inverno Esquiador é o líder do ranking na...

Real Madrid quer reeditar na Luz triunfo que garantiu ‘la décima’ em 2014

by Iago
27 de janeiro de 2026

Arbeloa, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Benfica, relativo à oitava e última jornada...

Gui Santos bate recorde pessoal, mas Warriors perdem para Wolves

by Iago
27 de janeiro de 2026

Gui Santos bate recorde pessoal, mas Warriors perdem para Wolves Sem Curry e Green, brasileiro anota duplo-duplo e é líder...

Exclusivo: o encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master. Vídeo

by Iago
27 de janeiro de 2026

O encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master. Vídeo Testemunhas afirmam que Alexandre...

Holocausto: Guterres alerta para perigos de distorcer e negar o passado

by Iago
27 de janeiro de 2026

Ao assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, António Guterres lembrou os seis milhões de judeus assassinados...

Next Post

Von der Leyen promete resposta "firme, unida e proporcional" da UE a EUA

Master: fundos da Reag acionaram sigilo de carteiras durante investigações da PF

TRENDING

Internacional

Gigantes das redes sociais vão a julgamento sob a acusação de pôr em risco crianças e adolescentes

27 de janeiro de 2026
Notícias

Sargento da PM é punido por causa do tamanho do bigode. Você concorda?

27 de janeiro de 2026
Brasil

Lucas Pinheiro: como chega a principal esperança do Brasil na Olimpíada de Inverno

27 de janeiro de 2026
Notícias

Raimundo desafia Direita a marcar manifestação de apoio ao pacote laboral

27 de janeiro de 2026
Esportes

Real Madrid quer reeditar na Luz triunfo que garantiu ‘la décima’ em 2014

27 de janeiro de 2026
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.