Enel diz que deve restabelecer o fornecimento de energia em SP até a noite de domingo Mais de 300 mil imóveis estão sem luz no estado A Enel trabalha para restabelecer a energia em São Paulo e Região Metropolitana após ventania, com prazo até domingo à noite, conforme determinação judicial sob pena de multa alta, visando priorizar serviços essenciais e locais vulneráveis.
A Enel informou que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia elétrica na capital paulista e na Região Metropolitana até a noite de domingo, 14.
O serviço foi afetado após a ventania registrada na última quarta-feira, 10.
🌍 Contexto e Relevância
Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
Inscreva-se no canal do Terra
Segundo dados do Mapa de Energia, atualizados neste sábado, às 12h50, cerca de 369 mil imóveis seguem sem luz no estado de São Paulo.
No início do dia, o número era de 504 mil.
💥 Impacto e Consequências
Em comunicado enviado ao Estadão, a concessionária afirmou que o vendaval que atingiu a área sob sua responsabilidade “foi o mais prolongado já registrado” na região e exigiu a mobilização de um número recorde de equipes para o restabelecimento do serviço: 1,8 mil profissionais.
Até o momento, o fornecimento já foi normalizado para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados, “por meio de sistemas de automação e do trabalho intensivo das equipes em campo”, informou a empresa.
Ventos de até 98 km/h A falta de energia começou a ser registrada na última quarta-feira, 10, após a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, cujos efeitos foram sentidos na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana.
📊 Fatos e Dados
A ventania, com rajadas que chegaram a 98 km/h, provocou quedas de árvores, cancelamento de voos e deixou vítimas ao longo da semana.
Segundo o Mapa de Energia, cerca de 2,2 milhões de imóveis ficaram sem fornecimento de energia elétrica na quarta-feira.
Justiça de SP determina religação imediatamente da energia sob multa de R$ 200 mil/h A Justiça de São Paulo determinou, na sexta-feira, 12, que a Enel restabeleça imediatamente o fornecimento de energia elétrica na capital e na Região Metropolitana, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora.
Mais de 500 mil residências e estabelecimentos seguem sem luz.
De acordo com decisão da juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 31ª Vara Cível do Foro Central, a concessionária tem prazo de até quatro horas para religar a energia em locais considerados essenciais, como delegacias, presídios e equipamentos de segurança; creches, escolas e espaços coletivos — especialmente em razão da realização de vestibulares e provas —; sistemas de abastecimento de água e saneamento, incluindo instalações da Sabesp e condomínios com bombas elétricas; e locais que concentram pessoas vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência.
Para os demais imóveis afetados desde o dia 9 deste mês, o prazo máximo estipulado é de 12 horas.
Fonte: terra
13/12/2025 13:12











