O Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) da Polícia Civil desmantelou, nesta segunda-feira (28), um complexo composto por laboratório, depósito e distribuidora de combustíveis adulterados em um galpão localizado no município de Dias d’ Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A operação, que contou com o apoio da Coordenação de Operações da RMS do Depom, é resultado de investigações conduzidas pela 20ª Delegacia Territorial (DT / Candeias).
No local, foram apreendidos dez caminhões tanques e três tanques fixos, contendo um total de 595 mil litros de combustíveis, incluindo diesel S10, gasolina e etanol, com valor estimado em R$ 3,3 milhões. Dois indivíduos foram encontrados no galpão e foram autuados em flagrante.
As investigações indicam que os suspeitos utilizavam uma técnica especializada para furtar os combustíveis, que consistia em fazer um furo nos dutos das refinarias da região, instalar uma válvula para extrair o produto, adulterá-lo e, posteriormente, vendê-lo para postos de combustíveis clandestinos, sem bandeira e a granel.
No interior do galpão, foram encontradas diversas evidências, incluindo máquinas de sucção, mangueiras, luvas, corante, placas de identificação de combustíveis, amostras dos produtos adulterados, além de um escritório contendo um notebook, caderno de contabilidade e documentos. Todo o material foi analisado por técnicos da Transpetro e outras empresas do setor petrolífero, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Esta é a segunda operação bem-sucedida contra laboratórios de combustíveis adulterados realizada pela Polícia Civil este ano, sendo a primeira em Feira de Santana, em janeiro, pela equipe do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).