Pensa Povo
sexta-feira, dezembro 12, 2025
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

Bastidores da COP-30: tapete vermelho para ditador e desencontro de ‘rivais’ em restaurante premiado

10 de novembro de 2025
in ENTRETENIMENTO, Internacional, POLÍTICA
Home ENTRETENIMENTO
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

COP-30 em 30′: Cúpula do Clima começa com ‘lição de casa’ acumulada de edições anteriores ‘COP-30 em 30’ é apresentado por Aijinomoto, BNDES, Governo Federal do Brasil, Governo do Pará, Hydro e JBS e patrocinado por Aegea, Agropalma, Ypê e Zurich.

Crédito: Carla Menezes | Julia Pereira | TV Estadão ENVIADO ESPECIAL A BELÉM – Chefes de Estado e de governo globais passaram por Belém com histórias inusitadas, reclamações e pressão para que tudo ficasse pronto, encontros — e desencontros — nos restaurantes mais famosos da cidade e compartilhamento de hotéis de luxo.

RELATED POSTS

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

Flávio revela reação de Bolsonaro à dosimetria: “Quero pagar o preço”

O Estadão flagrou alguns desses momentos, da preparação e conta agora histórias de bastidores da cúpula de líderes da COP-30: Hospedagem compartilhada A conhecida crise de hospedagem que fez o governo Lula criar e antecipar a cúpula, levou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a telefonar para o empresário Jorge Rebelo de Almeida, da rede Vila Galé.

Ele pediu que o empresário desse um jeito de acelerar as obras e entregasse o hotel na zona portuária a tempo.

Do contrário, os portugueses não teriam onde se hospedar.

Deu certo – apesar de nem tudo estar pronto ainda no hotel da rede.

Ao fim, a delegação portuguesa, liderada incialmente pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, dividiu o hotel com a delegação da União Europeia – formada pelo também português António Costa (presidente do Conselho Europeu) e pela alemã Ursula von der Leyen (presidente da Comissão Europeia).

Outro ponto dividido foi o novo Tivoli Maiorana, onde ficou a delegação britânica – príncipe William e premiê Keir Starmer, e artistas como a cantora Fafá de Belém.

🧠 Análise da Situação

A divisão de hotéis de luxo não é incomum, mas algumas delegações, como a Chinesa e a dos Estados Unidos, não costumam aceitar.

Nem pensar em dividir o quarto – o que sobrou para negociadores, funcionários dos governos, ambientalistas e jornalistas.

O red carpet do ditador
Mas foi outro hóspede quem roubou a cena no Vila Galé Collection Amazônia.

Lá também ficou alojada a comitiva presidencial da República do Congo.

O governo de Brazzaville estendeu um tapete vermelho no hall de entrada e nos corredores de acesso à suíte ocupada pelo ditador Denis Sassou N’Guesso, ex-oficial militar que comanda o país africano desde 1997.

O tapete foi estendido no chão para que o congolês entrasse e saísse do quarto, cujo ambiente também foi modificado para atender suas exigências.

Veja a foto abaixo obtida pela reportagem:
Mesmo na divulgação oficial do país é possível ver o red carpet, na entrada da suíte.

Nem todos tiveram a exigência, mas no exterior o tapete também é colocado, por exemplo, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi assim na Malásia, na recepção do hotel Renaissance de Kuala Lumpur.

Leia também Queixa do Talibã ausente e novo líder sírio presente A cúpula também permitiu a primeira breve interação entre o presidente Lula e Ahmad Al-Sharaa, novo líder do governo da Síria, que assumiu após a queda do regime de Bashar Al-Assad, derrubado por seu grupo, o Hayat Tahrir al-Sham (HTS).

O petista o cumprimentou na recepção aos líderes.

O governo talibã, por sua vez, reclamou de o Afeganistão não ter sido formalmente convidado para participar da conferência.

A exclusão motivou nota pública de protesto, publicada pela Agência Nacional de Proteção Ambiental afegão, a Nepa.

Em nome do governo, o órgão disse que o Afeganistão é um dos países mais vulneráveis a mudanças climáticas.

O Talibã reclama de falta de reconhecimento internacional, sobretudo no Ocidente, algo que o sírio tem conseguido, depois de um passado jihadista ligado à Al Qaeda.

Ele vai se encontrar com Donald Trump e saiu da lista de terroristas dos EUA.

Ilha, jardim botânico ou museu: tudo pela imagem Como a imagem diz muito na política, os chefes de Estado e de governo aproveitaram a passagem para garantir registros que mostrassem o ambiente de uma floresta tropical – embora a maioria não tenha sequer saído da área urbana de Belém.

Quem teve mais tempo, optou por uma experiência imersiva na Ilha do Combu, que requer uma travessia curta de lancha e permite, em algumas horas, de banho de rio à prova de chocolates orgânicos, como fez o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa.

Já a colega dele Ursula von der Leyen aproveitou para circular no Bosque Rodrigues Alves, onde conheceu exemplares da fauna e da flora local, segurou um papagaio, observou quelônios e pegou no colo e afagou um quati.

O príncipe de Gales, William, herdeiro do trono britânico, circulou pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, onde pode ouvir aves da coleção e ver as cotias soltas, um passeio interrompido pela chuva amazônica.

Rivais em restaurante premiado
Um dia depois de a reunião de líderes acabar, as delegações e autoridades foram aproveitar uma vez mais a premiada culinária paraense.

Alguns dos restaurantes mais concorridos foram o Santa Chicória, a Casa do Saulo das Onze Janelas, o Celeste e o descontraído Puba.

📊 Informação Complementar

Antes de decolar para Porto Alegre, a ex-presidente Dilma Rousseff apareceu no sábado, dia 8, para um almoço com seus assessores diretos na Casa do Saulo.

O chef Saulo Jennings foi até a mesa cumprimentá-la.

Dilma vive hoje em Xangai, na China, e preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira do Brics, tendo muita proximidade com o governo comunista de Xi Jinping.

A ex-presidente entrou de óculos escuros e blazer vermelho no salão principal climatizado e passou sem perceber ao lado da mesa ocupada por ativistas de ONGs e o embaixador Benito Liao, representante no Brasil do governo de Taiwan – ilha que desafia Xi e busca manter sua autonomia de Pequim.

Lá ocorreria outro “desencontro”.

No mesmo restaurante, na mesma hora, almoçou em mesa separada por uma parede a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), com a equipe do ministério.

Marina optou por uma mesa ao ar livre, do lado de fora e voltada para a Baía do Guajará.

Marina e Dilma protagonizaram divergências quando foram ministras do governo Lula, por causa dos impactos da construção e licenciamento de usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte.

Marina acabou saindo do governo, e Dilma foi promovida a substituta de Lula e se elegeu presidente.

Na disputa da reeleição, Marina concorreu a presidente depois da morte de Eduardo Campos (PSB), numa queda de avião, e virou alvo de uma campanha de desinformação liderada pelo marqueteiro petista, contratado por Dilma, João Santana.

A ministra sempre se queixou dos ataques.

Assim como Macron e William, Guterres dispensa peixe e maniçoba
Horas após o fim da cúpula, o secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu a equipe das Nações Unidas numa mesa do Santa Chicória.

Ele mesmo pagou a conta daquela noite de lua cheia, sexta-feira, dia 7.

Guterres e equipe conversaram sobre a COP-30.

O rosto da ONU, que vai deixar o cargo em 2027, evitou os pratos com peixe – elemento central da culinária local que já causou celeuma nos preparativos para recepções a chefes de Estado.

O presidente francês Emmanuel Macron também avisou, desde sua visita em 2024 a Belém, que também não comeria peixes de rio.

Antes da COP-30, o chef Saulo Jennings se recusou a preparar um menu vegano, totalmente sem peixe, principal fonte de proteína da cozinha paraense, como exigia a família real britânica para a visita do príncipe William.

Para ele, não faria sentido assinar um cardápio assim.

Autoridades não começaram o prato típico e popular, apesar de uma recomendação de Lula, durante o almoço do Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (mecanismo proposto pelo Brasil), para que fossem aproveitar a gastronomia regional.

O petista também sugeriu que provassem “maniçoba”, prato à base da maniva e carnes de porco, que alguns comparam como uma espécie de feijoada paraense.

A reportagem do Estadão conversou com ele e perguntou se Guterres continuava pessimista ou se os resultados da reunião de líderes o fizeram mudar previsão sobre o futuro do planeta.

O português não quis comentar, mas disse que aprovou seu prato.

E, sobretudo, a sobremesa.

Guterres comeu uma costela de “Brangus” assada por 24 horas, servida com arroz moreno de cebola e tomate cocasse, cebola na brasa e farofa de Bragança.

De sobremesa o secretário-geral da ONU preferiu algo à base de chocolate.

Ele comeu um bolo “flerte”, assim descrito no cardápio: “irresistível bolo de chocolate cremoso com calda de chocolate, bola de sorvete de chocolate belga e calda quente.

Ideal para quem quer garantir a conquista com um único pedido”.


Fonte: estadao

10/11/2025 14:06

ShareTweet

Related Posts

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

by Iago
11 de dezembro de 2025

BRASÍLIA — O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participou de um almoço nesta quinta-feira, 11, com empresários de São Paulo, numa...

Flávio revela reação de Bolsonaro à dosimetria: “Quero pagar o preço”

by Iago
11 de dezembro de 2025

Flávio revela reação de Bolsonaro à dosimetria: “Quero pagar o preço” Senador relatou, em entrevista nesta quinta (11/12), após visita...

Moraes anula decisão da Câmara e declara perda do mandato de Zambelli

by Iago
11 de dezembro de 2025

Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Zambelli Ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender decisão da...

Rubio determina que Departamento utilize nos documentos uma fonte não woke

by Iago
10 de dezembro de 2025

Os conservadores usam o termo 'woke' pejorativamente para denunciar o que consideram ser ativismo excessivo, particularmente a favor das minorias....

Donald Trump acusa os media de “traição” por questionarem a sua saúde

by Iago
10 de dezembro de 2025

O republicano publicou uma longa mensagem na terça-feira à noite na sua rede social Truth Social, atacando o importante jornal...

Next Post

Polícia Judiciária investiga furto de azulejos em igreja de Monforte

PF identifica cinco foragidos que iriam trabalhar na COP30

TRENDING

Brasil

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

11 de dezembro de 2025
Esportes

‘Live Especial’: Carol Lekker fala sobre expulsão de ‘A Fazenda’; assista

11 de dezembro de 2025
Notícias

Fernando Alonso será pai pela primeira vez com namorada, repórter de F1

11 de dezembro de 2025
Brasil

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

11 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Fotos. Sara Sampaio adota novo cão após desaparecimento de Mongo

11 de dezembro de 2025
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.