A 17 de outubro, o juiz de instrução tinha ordenado a libertação de Hannibal Kadhafi mediante o pagamento de uma caução de 11 milhões de dólares (9,5 milhões de euros).
No entanto, os advogados contestaram o montante, que foi reduzido na semana passada para cerca de 900.000 dólares (780.000 euros).
As autoridades libanesas detiveram Hannibal Kadhafi em 2015 sob a acusação de ter ocultado informações sobre o desaparecimento do dirigente xiita libanês Moussa al-Sadr na Líbia, em 1978, pelo qual responsabilizam o pai Muammar.
📊 Fatos e Dados
À época, Hannibal Kadhafi, atualmente com 49 anos, tinha menos de 3 e a detenção durante 10 anos e sem julgamento deteriorou as relações entre os dois países.
"Hoje de manhã, a caução foi paga.
Hannibal Kadhafi vai finalmente recuperar a liberdade.
💥 Impacto e Consequências
Para ele, é o fim de um pesadelo que durou 10 anos", declarou à agência de notícias France-Presse (AFP) o advogado francês, Laurent Bayon.
Um responsável judicial libanês, que pediu para não ser identificado, confirmou que a caução tinha sido paga.
A fonte esclareceu que os advogados de Hannibal Kadhafi se deslocaram à prisão onde se encontra detido para concluir os trâmites da libertação, indicando que poderá deixar o Líbano quando quiser.
📌 Pontos Principais
Hannibal Kadhafi, portador de passaporte líbio, deve abandonar o Líbano para um destino que permanece confidencial, salientou Bayon.
“Se Hannibal Kadhafi pôde ser detido arbitrariamente no Líbano durante 10 anos, foi porque a justiça não era independente”, acrescentou o advogado, referindo que, com a instalação em janeiro de um governo reformista, a justiça começou a recuperar a independência.
A Líbia solicitou formalmente a libertação de Hannibal Kadhafi em 2023, invocando o agravamento do estado de saúde depois do início de uma greve de fome em protesto contra a detenção sem julgamento.
Antes da captura, Hannibal Kadhafi vivia no exílio na Síria com a mulher, uma antiga modelo libanesa Aline Skaf e os filhos, até ter sido raptado em 2015 e levado para o Líbano por militantes libaneses, que exigiam informações sobre Al-Sadr.
A polícia libanesa anunciou mais tarde ter recuperado Kadhafi na cidade de Baalbek, no nordeste do país, onde estava detido, e desde então mantém-no preso em Beirute, onde tem sido interrogado sobre o desaparecimento de Al-Sadr.
O caso tem sido um ponto sensível de longa data no Líbano.
A família do clérigo acredita que poderá ainda estar vivo numa prisão líbia, embora a maioria dos libaneses presuma que esteja morto.
Se ainda estivesse vivo, teria 96 anos.
Moussa al-Sadr, desaparecido juntamente com os companheiros Abbas Badreddine e Mohammed Yacoub, foi o fundador de um movimento político e militar xiita que participou na longa guerra civil libanesa iniciada em 1975, que opôs sobretudo muçulmanos e cristãos.
Muammar Kadhafi foi morto por combatentes da oposição durante a revolta de 2011 na Líbia, que evoluiu para uma guerra civil e pôs fim a quatro décadas de domínio do país norte-africano.
Leia Também: Tribunal liberta sob fiança Hannibal Khadafi após 10 anos sem julgamento
Fonte: noticiasaominuto
10/11/2025 14:05











