Lula sobre encontro com Trump na Malásia: ‘Discutimos de forma franca e construtiva’ Reunião na Malásia foi o primeiro encontro oficial entre os dois líderes após crise com tarifaço Internacional|Leonardo Meireles LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se reuniram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, em um encontro reservado que durou cerca de 50 minutos.
A conversa marcou a primeira reunião formal entre os dois líderes, após uma breve interação durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e a crise do tarifaço.
Segundo Lula, o diálogo tratou da agenda comercial e econômica entre os dois países.
🔍 Detalhes Importantes
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia [madrugada no Brasil].
Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, escreveu o presidente brasileiro em sua conta no X.
Lula também informou que os dois governos decidiram criar um grupo de trabalho para discutir medidas de redução de tensões comerciais.
🧠 Especialistas Analisam r7
“Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou.
Tarifas e sanções O encontro ocorre em meio ao aumento das restrições impostas por Washington, que aplicou tarifas de 50% sobre exportações brasileiras e sancionou autoridades do país em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apesar de não haver comunicado conjunto, integrantes das duas delegações descreveram o clima da reunião como “positivo e construtivo”.
🧠 Análise da Situação
Antes do encontro, Lula afirmou que seu desejo era retomar as relações harmoniosas com Washington.
“Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos”, disse.
Trump também respondeu a perguntas antes da reunião.
“Vamos discutir [as tarifas] um pouco.
Nós sabemos o que cada um quer”, informou, antes de dizer “se sentir mal” pela situação de Bolsonaro, sem se alongar no assunto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
Fonte: r7
26/10/2025 10:45











