Pensa Povo
sexta-feira, dezembro 12, 2025
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • JUSTIÇA
  • CURSOS
  • EMPREGOS
No Result
View All Result
Pensa Povo

‘Independência ou nada’: campanha celebra os 150 anos de jornalismo profissional do Estadão

21 de outubro de 2025
in Brasil, ECONOMIA, ENTRETENIMENTO
Home Brasil
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Independência ou nada.

Não foi exatamente com estes termos, mas quase isso, que o Estadão se apresentou ao mundo na segunda-feira de 4 de janeiro de 1875.

RELATED POSTS

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

Na primeira das quatro páginas daquela edição, logo abaixo dos nomes de seus 21 fundadores, o recém-nascido, ainda chamado de A Província de São Paulo, destacava entre seus princípios o desejo de ser útil à causa pública, como um campo livre para o debate dos problemas de seu tempo, e a vontade de influir diretamente no progresso do País e na educação do povo.

E continuava, na grafia da época: “Não sendo orgam de partido algum nem estando em seus intuitos advogar os interesses de qualquer d’elles, e por isso mesmo collocando-se em posição de escapar às imposições do governo, às paixões partidárias e às seducções inherentes aos que aspiram ao poder e seus proventos, conta a Provincia de São Paulo fazer da sua independência o apanágio de sua força (…).” Veja a página original e leia o texto completo aqui.

Estavam aí lançadas as sementes do que viriam a ser os alicerces do Estadão, mantidos hoje, 150 anos depois.

📌 Pontos Principais

E é com o mote “Independência ou nada” que o jornal lança sua campanha (ou seria celebração?) de 150 anos em todo o Brasil, idealizada pela Africa Creative, a agência de publicidade do Estadão desde novembro de 2024, que também criou a nova logomarca do jornal.

E, olha, hoje pode não parecer, mas gritar a independência aos quatro cantos naquela época foi um feito e tanto.

Quem explica é o CEO do Estadão, Erick Bretas.

“A campanha reafirma a essência do Estadão, que nasceu de uma maneira diferente dos veículos de imprensa daquela época.

Era comum que lá no fim do século 19 os veículos estivessem ligados a partidos políticos ou a grupos que desejavam fazer parte do poder.

E o Estadão não era e nunca foi assim”, diz Bretas.

Longe das pressões de partidos ou de grupos econômicos, os ideais do jornal eram e continuam muito modernos hoje, na opinião do CEO.

“O jornal tinha um objetivo político (quando foi lançado): fortalecer o movimento republicano.

Que até hoje é uma questão.

Hoje, ser republicano tem outro significado, significa olhar o bem comum, que o governante governe em prol de todos, e não dos interesses próprios.

As ideias republicanas continuam fazendo muito sentido”, afirma.

Jornal independente para mentes independentes A peça publicitária de 30 segundos começou a ser veiculada na noite desta segunda-feira, 20, no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, e abrange TVs abertas e canais pagos, jornal impresso, rádio, mídias digitais e out of home, ou seja, a publicidade nas ruas, posicionada em locais estratégicos e de grande movimentação.

O filme, em branco e preto, mostra um carrossel no meio do deserto, enquanto o cavalo-símbolo do Estadão se desprende da estrutura e cavalga em velocidade: “Não é porque o mundo é redondo que devemos andar em círculos.

Seguir cegamente a opinião dos outros não leva a lugar nenhum; são as mentes independentes que questionam, desafiam, enfrentam esse caminho.

E é para elas que fazemos um jornalismo independente, porque independentemente da época, são elas que nos levam para o futuro”, diz o narrador.

Sergio Gordilho, sócio-fundador e copresidente da Africa Creative, explica a ideia: “O Estadão não é o jornal mais antigo do País, mas sempre esteve no centro das grandes transformações, passou por momentos difíceis, mas nunca abriu mão da independência.

O jornal sempre viu, desde o início, que a independência para o jornalismo era tudo”, diz.

“Isso está na missão, na essência do Estadão, que não anda com a manada.” Outra marca desta nova campanha, segundo Gordilho, é que, além do jornal, ela celebra os leitores e também os jornalistas que escrevem a história em suas páginas.

“Quando declaramos ‘Independência ou nada’, celebramos também as mentes independentes que constroem o futuro, trilhando um caminho de independência de pensamento.

É um caminho em que você não é influenciado, não é induzido, não cai em camuflagem de opiniões e interesses.

É um caminho que você mesmo constrói.

Por isso, a campanha é uma celebração de quem escreve e de quem lê”, diz.

'Estado de Festa': Veja fotos do evento no Teatro Cultura Artística
Posicionamento da marca
Além de celebração, é também uma campanha de posicionamento da marca.

“É uma das grandes campanhas publicitárias dos últimos anos para o Estadão.

E não é uma campanha comum, que tem como objetivo único vender assinatura.

📊 Informação Complementar

O objetivo é mostrar nossa marca, nosso valor, força e importância”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado do Estadão.

“A gente relembra a nossa história, posiciona a marca como referência de jornalismo de qualidade e independente, algo tão necessário hoje.” Bretas emenda: “Quando você depende apenas das receitas que vêm do mercado publicitário e dos assinantes, e não de um patrocinador, de um governo ou entidade qualquer, você tem certeza de que vai ler nas páginas do jornal ideias que refletem diferentes posicionamentos, a pluralidade e o respeito aos propósitos do Estadão, que é um jornal democrata, republicano, que acredita na livre iniciativa e no estado de direito.

Essas coisas não se perdem ao longo do tempo.

E o ‘Independência ou nada’ significa que não estamos dispostos a negociar isso”.

Estadão 150 Anos: Onde a História Ganha Texto, Contexto e Verdade
Entre fatos, crises e mudanças, o jornalismo do Estadão segue onde sempre esteve, do lado da verdade.

Crédito: Estadão


Fonte: estadao

21/10/2025 11:07

ShareTweet

Related Posts

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

by Iago
11 de dezembro de 2025

BRASÍLIA — O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participou de um almoço nesta quinta-feira, 11, com empresários de São Paulo, numa...

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

by Iago
11 de dezembro de 2025

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026; Brasileirão perde uma CBF divulgou decisão no Conselho...

Fotos. Sara Sampaio adota novo cão após desaparecimento de Mongo

by Iago
11 de dezembro de 2025

Sara Sampaio tem uma nova companhia de quatro patas. A modelo portuguesa adotou um novo patudo e partilhou as primeiras...

Copom mantém taxa de juros em 15% ao ano em última reunião de 2025

by Iago
10 de dezembro de 2025

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 10, última reunião de 2025, manter...

BC mantém Selic em 15% ao ano e repete sinal de juro alto por tempo ‘prolongado’

by Iago
10 de dezembro de 2025

BC mantém Selic em 15% ao ano e repete sinal de juro alto por tempo 'prolongado' A Selic é a...

Next Post

Moraes vota por reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto

Rosário Farmhouse: "Nem sempre vi Lisboa no centro das discussões"

TRENDING

Brasil

Flávio Bolsonaro almoça com empresários da Faria Lima em tentativa de tirá-los da órbita de Tarcísio

11 de dezembro de 2025
Esportes

‘Live Especial’: Carol Lekker fala sobre expulsão de ‘A Fazenda’; assista

11 de dezembro de 2025
Notícias

Fernando Alonso será pai pela primeira vez com namorada, repórter de F1

11 de dezembro de 2025
Brasil

Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026

11 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Fotos. Sara Sampaio adota novo cão após desaparecimento de Mongo

11 de dezembro de 2025
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
No Result
View All Result
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • MUNDO
  • TECNOLOGIA
  • SAÚDE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • SEGURANÇA
  • JUSTIÇA
  • Carnaval
  • VIDA E ESTILO

© 2024 Pensa Povo.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você está dando consentimento para o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.