Napoli e Sporting encontraram-se na noite desta quarta-feira para disputar a segunda jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, com o resultado a ser favorável à equipa de Antonio Conte, com o marcador final a mostrar um 2-1 para os italianos no Estádio Diego Armando Maradona.
O golo caseiro foi marcado por um antigo ‘proscrito’ de Ruben Amorim no Manchester United, que acabou por tramar a antiga equipa do treinador português, com um golo de Rasmus Hojlund, depois de um contra-ataca perfeitamente conduzido por Kevin De Bruyne, dando ‘ares’ de Manchester numa noite em Nápoles.
Esta narrativa intensificou-se depois de o mesmo Hojlund ter feito o segundo golo na partida, sendo decisivo depois de uma abordagem em ‘falso’ de Rui Silva ao lance, com nova assistência de Kevin De Bruyne.
💥 Como noticiasaominuto Afeta o Cotidiano
Já o golo da turma leonina foi marcado pelo avançado colombiano Luis Suárez, através da marca de grande penalidade.
Num onze muito diferente do que se esperava por parte de Rui Borges, que deixou os influentes Pedro Gonçalves e Luis Suárez no banco dos leões, era expectável que a afluência ofensiva ficasse um pouco deturpada do lado dos lisboetas.
O jogo até começou muito equilibrado e sem grandes oportunidades de golo em ambas as balizas, sendo o foco do ‘mapa de calor’ o meio-campo, onde se concentrava a maior parte das iniciativas das duas equipas.
📊 Fatos e Dados
A primeira meia hora da partida foi de ascendente claro do emblema da casa, mas os últimos 15 minutos da primeira parte foram dominados pelo Sporting, que fazia um 'cerco' à área do Napoli.
Ora, isto pode trazer vantagens do nível ofensivo, mas não deu bom resultado, visto que os ‘maradonianos’ recuperaram a bola e foram desenfreados para a baliza defendida por Rui Silva, num contra-ataque conduzido por Kevin De Bruyne, que ofereceu o golo a Rasmus Hojlund, que marcou e mostrou que gosta de marcar a equipas portuguesas, depois de já ter faturado frente à seleção de Portugal ao serviço da Dinamarca.
A segunda metade começou logo com duas mexidas de Rui Borges para colocar dois homens que se previam que poderiam ter começado de início neste jogo, com Luis Suárez e Pote a entrarem para os lugares de Geny Catamo, que esteve um pouco apagado do encontro, e ainda de Francisco Trincão, que até estava a ser dos melhores em campo da parte do Sporting.
📌 Pontos Principais
No entanto, estas alterações resultaram numa avalanche ofensiva mais direta dos leões, já que tinham dois pontas de lança em campo ao mesmo tempo e isso trouxe ‘frutos’ pouco depois da hora de jogo, com Maxi Araújo a aproveitar uma bola perdida na área do Napoli para ganhar uma grande penalidade, depois de um corte ‘atrasado’ do capitão Politano.
Luis Suárez converteu o 'castigo' máximo sem problemas aos 62 minutos.
Antonio Conte não quis esperar e colocou duas ‘flechas’ no relvado, com Noa Lang e David Neres, conhecido dos leões após a sua passagem pelo Benfica, a serem lançados para criar problemas à defensiva leonina.
A partir daqui, o jogo tornou-se muito ‘partido’ com constantes ataques das equipas a resultarem em transições dos adversários, com uma oportunidade de Pedro Gonçalves a ser claramente a de maior perigo, quando aos 76 minutos atirou por cima da baliza de Milinkovic-Savic, com a bola a passar muito perto da trave.
O jogo previa-se que iria ser decidido por detalhes, e aconteceu isso mesmo.
Rui Silva teve uma abordagem incorreta a um cruzamento de Kevin De Bruyne e, mais uma vez, o belga assistiu Rasmus Hojlund para o 2-1 à passagem do minuto 79.
Até final, o Napoli limitou-se a guardar a posse da bola e a defender com tudo o resultado favorável, que não fugiu mais apesar das oportunidades criadas pelo Sporting.
Morten Hjulmand ainda teve uma oportunidade de ouro para empatar o jogo, mas o cabeceamento foi defendido por Milinkovic-Savic de forma tremenda.
Com esta derrota, os leões ficam com apenas três pontos em dois jogos na Liga dos Campeões, na 14.ª posição, enquanto que o Napoli conquista a primeira vitória na competição, subindo ao 19.º lugar, ainda atrás da turma de Rui Borges.
Leia Também: Autêntico caos.
Adeptos do Sporting vítimas de violência em Nápoles
Fonte: noticiasaominuto
01/10/2025 17:57