A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e utilização de certos lotes do detergente Ypê devido à identificação de um possível risco de contaminação microbiológica. No entanto, a fabricante assegurou que esses lotes não representam ameaças à saúde ou segurança dos consumidores.
Conforme divulgado no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa apontou a ocorrência de uma discrepância no processo de análise de monitoramento dos parâmetros de produção. Dessa forma, os lotes fabricados nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, identificados com os finais 1 e 3, foram suspensos e devem ser descontinuados.
A agência recebeu uma notificação da Química Amparo, empresa responsável pela produção do detergente Ypê, sobre o recolhimento voluntário do produto, embora não tenha especificado a data exata desse procedimento. A suspensão abrange todos os tipos de detergentes associados a essa identificação.
Em comunicado, a empresa esclareceu que realizou o recolhimento dos itens há mais de um mês, após uma análise interna que detectou uma alteração no odor tradicional em alguns lotes, sem representar riscos à saúde ou segurança do consumidor, embora perceptível em alguns casos pelo olfato.