Maduro é chefe de cartel de drogas, não presidente, diz secretário de Estado americano Declaração de Marco Rubio se dá em meio à notícia do retorno da petrolífera Chevron à Venezuela Internacional|Do Estadão Conteúdo RESUMO DA NOTÍCIA Produzido pela Ri7a – a Inteligência Artificial do R7 O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, acusou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, de liderar o Cartel de Los Soles, ligado ao tráfico de drogas.
“Maduro não é presidente da Venezuela e seu regime não é o governo legítimo”, escreveu Rubio no X (antigo Twitter) neste domingo (27).
A declaração do Secretário de Estado se dá em meio à notícia do retorno da petrolífera Chevron à Venezuela.
🧠 Análise da Situação
No início do ano, o governo de Donald Trump revogou a licença que permitia à companhia extrair petróleo no país.
Agora, porém, Washington avalia autorizar à companhia a retornar segundo fontes da Dow Jones Newswires.
Os termos do novo acordo ainda não estão definidos, mas Trump e Rubio discutem o tema paralelamente à troca de prisioneiros que libertou os dez norte-americanos detidos pelo governo Maduro.
💥 Como r7 Afeta o Cotidiano
O Cartel de Los Soles foi classificado como organização terrorista pelo governo Trump, e Maduro foi apontado como seu líder.
Diante disso, o ditador venezuelano também é acusado de tentar enviar drogas ao território norte-americano, fato lembrado por Rubio em sua publicação.
Em fevereiro de 2020, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um relatório afirmando ter indícios de que grupos ligados ao narcotráfico se infiltraram nas Forças Armadas da Venezuela.
LEIA MAIS
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo.
Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
Fonte: r7
27/07/2025 19:18