1 de 1 SILAS MALAFAIA E JAIR BOLSONARO EM ATO NA AVENIDA PAULISTA – METRÓPOLES – Foto: Reprodução/Youtube O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o slogan do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (29/6).
“Make Brazil great again”, disse Bolsonaro ao ser provocado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) a falar em inglês, como fez na manifestação de abril, quando a fala sobre “pop corn e ice crem sellers” julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 viralizou.
Gayer finalizou sua participação em cima do caminhão de som discursando em inglês e pediu para Bolsonaro fazer o mesmo novamente: “I don’t speak english”, respondeu o ex-presidente antes de usar o slogan de Trump.
💥 Impacto e Consequências
Esta é a 6ª vez que Bolsonaro convoca apoiadores para a ruas desde que deixou a Presidência da República, no fim de 2022.
O slogan da manifestação deste domingo é “Justiça Já” e as críticas se concentram do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado.
28 imagens 1 de 28 Manifestantes participam de ato bolsonarista na Avenida Paulista, em São Paulo Os números do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da USP, mostram que, ao longo do tempo, as manifestações bolsonaristas perderam a capacidade de adesão.
🔄 Atualizações Recentes
Em 25 de fevereiro do ano passado, o ex-presidente levou 185 mil pessoas à Avenida Paulista.
Em 6 de abril deste ano, 44,9 mil pessoas foram à última manifestação, em São Paulo – uma redução de 75%.
No período entre os dois atos, ainda houve outros três protestos de aliados de Bolsonaro.
🌍 Contexto e Relevância
Em 21 de abril, o monitor da USP mediu 32,7 mil pessoas em um ato em Copacabana.
Já no Dia da Independência do ano passado, 7 de setembro, 45,4 mil pessoas estiveram na Paulista.
No dia 16 de março deste ano, 18,3 mil pessoas se manifestaram em apoio a Bolsonaro no Rio de Janeiro.
Fonte: metropoles
29/06/2025 15:57